Saionara Gambarê….

Que coisa triste esse terremoto no Japão!

Estive lá em 2009 e posso assegurar é um dos lugares mais interessantes do mundo. Gostei de tudo: Comida, pessoas, organização, o modo como eles vivem em sociedade. Quero muito voltar. Tenho certeza que este acontecimento vai afiar ainda mais a determinação deste povo. Pena que haja tantas vítimas. Pessoas são  irrecuperaveis. Mas sabe que até a morte é encarada de maneira diversa por eles? Claro que existe dor, mas eles a enfrentam diferentemente.

Deixo aqui um e-mail que escrevi na época em que me despedia com tristeza por deixar essa terra linda: A terra do sol nascente.

Subject: Saionara Gambare

Fiquei triste, tenho que ir.
Tenho que ir porque aqui nao é meu lugar, mas poderia ser.
A terra das mulheres que parecem bonecas, mas não são. Uma sociedade inteira esta nas mãos destas mulheres, pois cabe a elas a educação dos filhos, enquanto os homems vão a guerra do ganha pão em uma sociedade tão homogenea o que a torna tao competitiva, mas nem por isso agressiva.
Deixo a terra onde a ética e respeito ao próximo nao é discurso é realidade.
Deixo a terra da delicadeza, dos pequenos gestos que nos fazem sentir importantes ao outro.
Deixo a terra das mulheres que sorriem com os olhos.
Deixo a terra que me fez acreditar que ainda tem muita coisa boa, diferente e harmoniosa neste mundao de meu Deus.
Deixo a Miyuki, o Benett, deixo Nara, Kioto, Osaka, Tokio.
Deixo os sorvetes de cha verde e Black Sesamo.
Deixo as sopas maravilhosas, os peixes exóticos, tempurás, missôs e os óbveis sushi e sashimis.
Deixo o meu coração.
Levo comigo dias muitos felizes, dias de calor onde eu mergulhava em jarras de cha verde ( de verdade) gelado.
Levo comigo um pouquinho de cada japonês e japonesa que cruzaram o meu caminho.
Nao sou mais a mesma.
Obrigada meu bom Deus.
Deus que rasgou os olhos deste povo, para que eu abrisse os meus.
Deus maravilhoso que me levou para tao longe para que eu me alargasse, esticasse me dilatasse.
País feito por um povo que tem orgulho de ser quem sao, porém não são arrogantes ( viu franceses, italianos, argentinos etc.)
Povo que nao empurra, que nao invade,que nao se importa em fazer o caminho mais longo para nao atrapalhar o seu, para nao disturbar o próximo, nao perturbar o ritmo alheio.
Tenho vontade de citar este poema espanhol:

Sencillamente ti.

A veces, uno solo puede asombrarse del outro.
Increible
A veces el otro es guapisimo.
Indescriptible.
A veces el otro es un completo desconocido.
Inalcanzable.
A veces el otro ha desaparecido.
Invisible.
A veces el otro es invencible.
Insuperable.
A veces el otro es irascible.
Incomunicable.
A veces el otro es la aventura mas emocionante.
Inexplicable.
A veces el otro es tan distinto.
Incomparable.
A veces el otro esta inquieto y nervioso.
Desagradable.
A veces, el otro es una pequeña cosa gris.
Infeliz.
A veces el otro esta lanzado.
Audible.
A veces el otro no se aparta de su camino.
Imperturbable.
A veces el otro es lo mejor que a uno le puede suceder.
Insustituible.
A veces, el otro esta sencillamente ahí.
A veces esta muy cerca de ti, otras, lejos.
Y sin embargo, el otro es lo mejor que puede sucederte!

Eu sou feliz porque voces sao  “El otro” em minha vida.

beijos

Outra foto minha. Me aguentem por favor, sou carente.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Saionara Gambarê….

  1. Pingback: Sou fã desse cara. | Baú da Lola

  2. carla kagueyama disse:

    Amada,Lola…Desde então,sempre admirei e respeitei vc sua família por serem grandes batalhadores e grandes seres que fazem nosso país melhor,com tanta sabedoria e com tantos ensinamentos…Confesso que ao ler seu depoimento me emocionei(lágrimas),ao me recordar de tanto sofrimento que meu avô passou na guerra até chegar aqui,formar família e nos presentear com esta educação humilde e cheia de caráter,comprometimento e respeito que temos que ter com os outros…ao certo agradeço imensamente seus sentimentos por este povo que faz parte de meu sangue,de minha história,te agradeço por ser uma grande pessoa cheia de qualidades a ponto de se sensibilizar com tamanha cultura que nos faz crescer a cada dia,te agradeço por vc ser mais especial ainda pra mim…tens a minha completa confiança e meu eterno respeito,obrigada,obrigada,obrigada,em nome de uma simples dekasegi,que ama a sua origem,vjs

Deixe um comentário

