Notre Dame

Sempre que viajo, procuro me despir de todos os esteriotipos que ja escutei sobre os lugares pra onde vou.
Mesmo que na maioria das vezes fico numa bolha social diferente da realidade da maioria das pessoas, no caso o meio academico.
Estou acompanhando meu marido numa viagem a Notre Dame University nd.edu em South Bend estado de Indiana fiquei impressionada com a infra estrutura que um aluno americano tem na Universidade. Quanto investimento na educacao! Quanto dinheiro pra pesquisa! Dinheiro este que pode demorar decadas pra se ter retorno. Eh claro que estudar aqui eh para poucos, um aluno para estudar em Notre Dame deve pagar U$ 85.000,00 anuais e ainda tem
que esperar ser aceito na universidade, ou seja aocontrario do Brasil dinheiro nao eh
tudo e as universidades aqui nao estao preocupadas soh em arrecadacao, mas
tambem e muitissimo na qualidade. Os alunos tem alojamentos, total apoio para
dedicar-se aos esportes, bibliotecas inacreditaveis para quem vem do Brasil, digo isso
conhecendo a USP imagine as Uniesquinas existentes no nosso pais. Fui a livraria
dentro do campus, simplesmente o maximo, comparo a qualquer Fnac na europa ou
uma Livraria Cultura em Sao Paulo. Aqui se ganha dinheiro com a educacao para
educacao, no Brasil se ganha dinheiro com a educacao para o bolso de poucos. Fiquei
impressionada com a organizacao, tudo eh pensado para dar conforto aos alunos,
professores e visitantes. A unica preocupacao dos alunos eh estudar, penso nos
alunos no Brasil que trabalham o dia inteiro e dao o que sobrou fisicamente e
intelectualmente aos estudos. Tenho pena de pensar na USPque dirah em outras
universidades pelo Brasil afora.E olha que conheco varias universidades por esse mundao de meu Deus. Antes que me esqueca:Nao eh verdade que os
americanos comem mal (todo estereotipo eh burro) como se fosse uma
obrigatoriedade, assim como no Brasil, come mal quem quer.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Notre Dame

  1. Eliane disse:

    Parabéns, querida!

    Vc tá linda! Suas fotos criativas e suas ideias… fantásticas!

    Sobre as universidades americanas, acho que vc tem toda razão. Estive em Harvard ano passado e na Universidade de Massachusetts… outro nível de investimento.

    Bjs,
    Eli

  2. Rosalice disse:

    Lendo isso, me ocorreu que aqui no Brasil, realmente tudo é na base do jeitinho. E me reconheci no meio do redemoinho da maioria do povo brasileiro letrado, dando-se um jeito de arrumar emprego pra pagar a facul (já que estudando em colégio público, nunca tive condições de passar na pública), e conseguir estudar ao mesmo tempo, e trabalhar nove horas e passar mais três no ônibus tentando ler e estudar os textos passados pelos professores (quando estava sentada, porque ler em pé ainda é algo que me enjoa fazer), e chegar na facul pra ter algumas aulas interessantes e outras intragáveis, e talvez depois repetir o padrão porque temos a tendência de reproduzir o que vivenciamos. Enfim, queremos tanto alcançar a excelência, mas como você frisou, nunca tivemos acesso a tantas coisas excelentes e ficamos meio que desnorteados, desejando e ansiando o melhor, precisando sobreviver com aquilo que temos em mãos. Quantas vezes desejei ter um inglês fluente, um mentor espiritual, um raciocínio einsteniano (existe isso?) e outras coisas que pensava, contribuiriam para alavancar o nível das minhas ideias, da minha percepção de mundo… mas sei lá, cheguei à conclusão que a excelência que os americanos e ingleses têm pode não ser tudo aquilo que almejo, visto que o legado deles, como sociedade, não tem sido tudo aquilo em que creio ser o melhor que o homem pode produzir. E aí, não sei o que é melhor, ter tanto recurso na vida acadêmica ou rebolar como nós brasileiros, fazemos…

Deixe um comentário