Être et Avoir

Assisti a um documentário francês, sobre uma pequena escola onde se adota o método de uma turma só para duas séries distintas.

Me lembrei tanto da escola na Itália oonde o Pietro estudou, me lembrei da experiência escolar que eles tiveram na Espanha, as escolas na europa são muito parecidas na essência.

A disciplina, o respeito, o silêncio, o clima, o caráter ( Bianca já comentei com vc que acho as crianças na europa mais inocentes em tudo, em relação a consumo, sexo, vida etc). Deu uma saudade!

O professor em questão é inspirador, se eu fosse professora do ensino fundamental ficaria impactada com o relacionamento dele com os alunos, ninguém o chama de tio, ninguém o beija o abraça, mas ele é de uma dedicação tocante realmente impactante. Em uma cena em que o aluno se dirige a ele sem o chamar de senhor,
ele de maneira amorosa insiste no tratamento respeitoso. Te falei que na Espanha as professoras eram chamadas se “senho” que poderia ser senhorita ou senhora. Não sei, sou das antigas, acho as crianças de lá muito mais preparadas pra vida que as daqui. Acho que o excesso de paternalismo prejudica. Vejo o drama que as mães fazem aqui quando os filhos são disciplinados ou quando as crianças iniciam na vida escolar na fase de adaptação, como as mães atrapalham! Lembro que nos dois paises, realiza-se uma reunião antes do inicio das aulas para que os pais e mestres
se conheçam e no primeiro dia de aula, vc deixa seu filho na fila, bate o sinal e tchau e benção fecha o portão e vc vai embora sem nem olhar pra tras, lembro que no
inicio na Espanha sofri pra caramba, mas ter sido firme fez com que meus filhos permanecessem firmes, entraram em outro contexto, sem amigos, sem falar uma
palavra e sairam de lá com toneladas de elogios vindo de todos os lados. Também tem o lado das professoras sem querer fazer críticas já que não tenho gabarito pra
isso, mas alguns professores aqui no Brasil querem ser amiguinho dos alunos, pra terem aprovação dos pais, dos próprios, da direção sei lá. Só sei que não quero
professor amiguinho do meus filhos, não quero que haja confusão dos papéis. Sem
contar que a imagem que tenho no coração das crianças indo pra escola de bicicleta, patinando no frio, os passeios, os aniversários (nada ver com a ostentação existente aqui) me dá uma saudade dessa tranquilidade perdida.

Amei queria muito compartilhar com vcs

Achei esse post que tem tudo a ver com que penso sobre o filme. Ser e ter

Segue um trecho do filme:

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

